26 AGO 2015
#VEMPRAPRAÇA terá segunda edição na Praça do Cruzeiro

Depois da estreia na semana passada na Praça do Rosário, o projeto #VEMPRAPRAÇA terá uma segunda edição, desta vez na Praça do Cruzeiro (Bairro Penha). A partir das 19h30, os moradores terão a oportunidade de assistir a apresentações artísticas e musicais de artistas locais. O #VEMPRAPRAÇA é realizado pelo Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos, em parceria com associações de moradores, Banda de Música do 12º Batalhão da Polícia Militar, escolas e artistas da cidade.

Na Praça do Cruzeiro, o projeto terá a parceria da Associação de Moradores do Bairro da Penha. O objetivo é resgatar a permanência das pessoas nas praças públicas de Passos, tendo como atrativos manifestações artísticas e culturais, com predominância de pessoas da própria comunidade, como alunos da Escola Municipal Professora Amélia Jabace, que terão um número especial no evento.

As outras atrações são: Coral Tinitatis, coordenado por Nilma Nasser; Walmor Carlos (cantor de música italiana); e as duplas sertanejas Diony e Remilton e Gasparina e Romilda.

O #VEMPRAPRAÇA começou a ser realizado na Praça do Rosário, em 20 de agosto, com as participações da Banda de Música da PM, a banda “Irmãos Gerônimo”, o terno de congo mirim “Terno dos Gerônimo”, uma roda de capoeira coordenada pelo Mestre Maciel e um musical com alunos da educação infantil e ensino fundamental de escolas municipais de Passos. O projeto atraiu um grande número de pessoas para a praça, onde também estava ocorrendo a “Feira do Pastel” (tradição local há muitos anos).

Segundo Cláudia Pitanga, moradora do jardim Nova Califórnia, que assistiu as apresentações, o #VEMPRAPRAÇA veio para incentivar a cultura na cidade e trazer as famílias de volta às praças próximas às suas residências. “Eu acho bom porque nem todas as pessoas podem estar se deslocando. Então, (o projeto) dá oportunidade para as pessoas estarem no seu próprio ambiente e desfrutar dos eventos”, disse.

O Mestre Maciel também avaliou o projeto: “Para mim é muito importante estar destacando que a nossa comunidade tem cultura e que é reconhecido como cultura esse esporte nosso (a capoeira). Tem o congo, tem a Banda, também. Então, é muito importante saber que a nossa cidade dá valor à cultura.”