22 AGO 2014
Sala do Conto completa 21 anos e ganha espaço repaginado

Neste sábado, 23 de agosto, a Sala do Conto, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Passos, faz aniversário de 21 anos. E para comemorar a data, o espaço, que hoje funciona no Palácio da Cultura, ganhou uma repaginação para que as crianças possam aproveitar ainda mais os clássicos da literatura, contados por sua criadora, a professora e artista plástica Regina Piotto. O novo layout da Sala do Conto será apresentado ao público na próxima segunda-feira (25), às 9h.

Regina Piotto conta que inaugurou a Sala do Conto em 23 de agosto de 1993, num espaço do pavimento superior da Casa da Cultura. A ideia da contadora de histórias era estimular a criança para o prazer da leitura, objetivo que vem sendo perseguido há 21 anos por meio de fábulas e histórias infantis, como “Cinderela”, de Gianbattista Basile (1566-1632), também autor de “A Bela Adormecida”, contadas para alunos das escolas de Passos.

“E como as histórias infantis têm uma moral, e os clássicos da literatura trabalham infinitos aspectos positivos para melhorar uma criança, então comecei com os clássicos, com Cinderela, que foi a primeira história para crianças”, recorda Regina Piotto.

E desde então, foram contadas mais de 20 histórias e fábulas, criadas por diversos autores, alguns até de Passos, como Hilda Mendonça, Marco Túlio Costa,  Antônio Teodoro Grilo, Yára Oliveira e Arlete Porto. Esse trabalho realizado terá uma mostra a ser apresentada segunda-feira, às 9h, na agora repaginada Sala do Conto.