22 AGO 2014
Concurso de raias e pipas acontece domingo com 100 participantes

A Prefeitura de Passos realiza no próximo domingo (24) o XXIII Concurso de Raias, Pipas e Papagaios de Passos, a partir das 9h30 na Estação Cultura. As 100 vagas para participantes de cinco a 80 anos foram preenchidas, segundo o Departamento Municipal de Cultura, organizador do evento. Em comemoração ao mês e à semana do folclore, o concurso será realizado sob esse tema.

“É um evento de caráter familiar, em que participam crianças, adolescentes e idosos que acontece na manhã de domingo. É para colorir o céu de Passos”, comenta a diretora de Cultura, Taciana Lopes Baptista.

Os 100 participantes estarão disputando os troféus que serão entregues aos três primeiros colocados em cada uma das cinco categorias da competição: a raia mais bonita, a raia mais original, maior raia, menor raia e a raia com maior agilidade.

As três melhores raias por categoria serão escolhidas por um júri de cinco pessoas que irão avaliar os critérios de originalidade, equilíbrio de cor no ar, beleza, técnica em construção, agilidade e desenvoltura.

Para não correr o risco de serem desclassificados, os concorrentes devem ler com bastante atenção o regulamento do concurso, pois raias, pipas ou papagaios feitos com material não permitido e outras infrações, como laçar a raia de outro candidato, são passíveis de desclassificação.

Além dos troféus para os primeiros colocados, o Departamento de Cultura, com contribuição do comércio de Passos, irá sortear brindes entre os participantes do concurso. São potes de sorvete, meias, camisetas e bolas, entre outros itens doados por diversos estabelecimentos.

Há 23 anos, a Prefeitura promove o concurso de raias, pipas e papagaios (nomes diferentes para o mesmo brinquedo, que é confeccionado em diferentes formatos), sempre atingindo o número máximo de vagas para participantes. Neste ano, o tema é o folclore, que também vem sendo trabalhado pelas escolas municipais, conforme programação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel).