19 AGO 2014
Nasf e Cerest promovem ação preventiva em saúde do trabalhador

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o Centro de Referência Regional da Saúde do Trabalhador (Cerest) realizaram na semana passada um evento de prevenção em saúde para trabalhadores de uma empresa de transporte e logística. Durante dois dias, profissionais falaram sobre doenças relacionadas ao trabalho, câncer de próstata e previdência social. Também foram feitas aferição de pressão e glicemia, que ajudou trabalhadores a descobrirem que estavam com os índices alterados, colocando-os sujeitos a complicações.

De acordo com o nutricionista Marcel Aguiar Galdino Guiraldelli (coordenador do Nasf) e a psicóloga Kelly Ramos dos Santos (coordenadora do Cerest), esse tipo de atividade dos dois órgãos é feito em toda empresa mediante solicitação, como ocorreu com a transportadora. “Compareceram cerca de 60 pessoas em dois dias de atividades de prevenção e promoção de saúde. Muitas pessoas não sabiam que a pressão e glicose estavam alteradas e também mostraram interesse e aprenderam muito sobre alimentação saudável, além de questões importantes como saúde do trabalhador e câncer de próstata”, disse o coordenador do Nasf.

Segundo Kelly dos Santos, o trabalho foi realizado nos dias 13 e 15 de agosto. No primeiro dia, os trabalhadores assistiram palestras sobre LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), transtorno mental e previdência social. No segundo dia, as palestras foram sobre câncer de próstata, para estimular os homens a se prevenirem através de exames periódicos e tratamento em caso de doença.

A empresa que tiver interesse em palestras do Nasf e Cerest, voltadas à saúde do trabalhador, pode solicitá-las nesses órgãos. O Nasf é ligado ao Departamento de Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e o Cerest pertence à Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), que em Passos é administrada através da SMS.

Outras informações: Nasf (3522-9698) e Cerest (3522-9266).