15 AGO 2014
Prefeitura busca resgate de moradores de rua

A Prefeitura de Passos, através das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, está promovendo uma ação com moradores de rua. Denominado “Resgatando Vidas”, o trabalho é desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), órgão da Assistência Social, e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Secretaria de Saúde, com apoio da equipe de segurança da Prefeitura. Com o Resgatando Vidas, o Município encaminha essa população de rua para tratamento contra a dependência de álcool e drogas.

Os trabalhos tiveram início após um diagnóstico feito pelo Creas, que apresentou alguns dos fatores que influenciam para que essas pessoas permaneçam naquela situação, sendo que o principal deles é a dependência química, pois a maioria delas possui família na cidade, mas preferem ficar na rua. O motivo dessa opção é o elevado grau de dependência química e a dificuldade do convívio familiar. Outro fator é que esses moradores não conseguem assumir responsabilidades cotidianas, sobrevivendo de esmolas, o que gera uma sensação de comodidade, incentivando-os a permanecerem na rua.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Aline Gomes Macedo, o projeto prevê a abordagem conjunta da assistência, saúde e segurança, no intuito de oferecer tratamento aos moradores, a princípio, de forma voluntária. Nos casos de negativa, serão buscadas alternativas, como a internação involuntária, que só ocorrerá com o consentimento da família.

“Essa ação vem de encontro aos esforços da equipe de abordagem social do Creas, que tem trabalhado incansavelmente no resgate pessoal deste público, mesmo que algumas vezes sem o êxito esperado, tendo em vista o elevado grau de dependência em álcool e drogas de alguns, que chega a diminuir a capacidade de discernimento dos mesmos e dificulta o contato dos profissionais da área de assistência social”, ressalta Aline Macedo.

A equipe do Resgatando Vidas pede que a população ajude, não dando esmolas e contribuindo com informações sobre pessoas que vivem nessa situação. O serviço está também à disposição das famílias que possuem membros nessas condições.

O contato é pelo Creas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, à rua Barão de Passos, número 812, Bairro Carmelo. Contatos também podem ser feitos pelo telefone 3522-7047.