14 NOV 2023
NÚCLEO DE ZOONOSES GANHA UMA NOVA ARMA NA GUERRA CONTRA DENGUE

O Núcleo de Zoonoses da Secretária Municipal de Saúde, adquiriu uma nova arma na guerra contra Dengue, 04 (quatro) mini gerador de aerossol (bombas para aplicação do fumacê), que serão utilizados em nosso município. O equipamento é portátil, e de fácil instalação nas pick-up da frota, as bombas são projetas para realizar uma grande cobertura na aplicação em áreas infestadas, resultando no controle populacional dos mosquitos adultos, responsáveis pela transmissão da Dengue febre Chikungunya e Zika vírus.
De acordo com o Diretor de Saúde Coletiva, Bruno Guimarães, a doença tem um padrão sazonal: A maioria dos casos ocorre com a chegada do verão e início das chuvas. Portanto, é muito importante tomar medidas preventivas para combater a propagação do mosquito Aedes aegypti, com a união de forças entre poder público e
população, para evitar a proliferação da doença em nossa cidade. “A participação de
todos para eliminar os criadouros de larvas do mosquito Aedes Aegypti é fundamental
para evitar a transmissão da doença”, reforça.
Autoridades de saúde alertam, para que durante o intervalo das visitas do agente, que levam aproximadamente quarenta e cinco dias, a população adote uma estratégia, de vigilância, realizando uma inspeção semanal em sua casa por 10 minutos, eliminando ou virando as vasilhas e pratos de plantas, limpando piscinas, calhas e tubulações de escoamento de água, lajes ou qualquer outro recipiente que possa acumular água.
O Núcleo de Zoonoses esta preparado para esta guerra contra dengue com toda equipe de controle combate e apoio, e ainda investindo em equipamentos, para manter nossa cidade livre do mosquito transmissor da dengue.