08 AGO 2014
Nasf dá dicas para melhor qualidade de vida

No dia 5 de agosto foi comemorado o Dia Nacional da Saúde, data criada para homenagear o médico sanitarista Oswaldo Cruz (nascido há 142 anos) e para reforçar a necessidade do aprimoramento contínuo dos sistemas de informação em saúde. Para contribuir com essa homenagem, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos, dá várias dicas para uma melhor qualidade de vida e alimentação saudável da população.

Segundo o Nasf, grande parte dos pacientes apresenta muitos problemas relacionados a AVC (derrame), infarto, diabetes e pressão arterial descontroladas. “Nós temos encontrado nas unidades de saúde muitos pacientes que estão sendo acometidos com tais problemas e o NASF tem realizado orientações sobre estes temas nas unidades e alertado a população sobre os riscos e consequências de tais patologias”, esclarece o coordenador Marcel Aguiar Galdino Guiraldelli.

As dicas valem também para o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data cuja intenção é levar as pessoas a refletirem sobre os hábitos alimentares, preocupando-se com o excesso de gorduras saturadas, por exemplo. O Nasf também lembra outras datas a serem comemoradas neste mês, o Dia do Psicólogo (27) e do Dia do Nutricionista (31), dois profissionais que contribuem com a atenção à saúde da família.

ORIENTAÇÕES DO NASF PARA A SAÚDE

• Não adianta apenas diminuir o sal de cozinha. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e substâncias cancerígenas, como temperos prontos, embutidos (linguiça, calabresa, paio, bacon, mortadela). Consuma tais alimentos esporadicamente para não ter exageros. Leia o rótulo dos alimentos!
  • Para diabéticos, não misture fonte de carboidratos nas refeições, como arroz com macarrão, batata, mandioca. Escolha uma opção destas, pois no final da digestão, o carboidrato deste alimento se transforma no mesmo do chocolate, açúcar, doce de leite etc.
  • Procure realizar atividade física regularmente, pelo menos meia hora por dia. Existem diversos pontos na cidade que realizam exercícios com orientação de profissionais.
  • Aumente o consumo de frutas e verduras, pois auxiliam no controle da pressão, ganho de peso e no funcionamento do intestino. Já é mais que comprovado que o baixo consumo destes alimentos trazem problemas como obesidade, hipertensão e câncer.
  • Procure ingerir líquidos durante o dia, principalmente água.
  • Participe de grupos e atividades comunitárias que são desenvolvidas nas unidades de saúde. Você aprenderá muita coisa e terá um melhor convívio com outras pessoas!
  • Não tente dietas milagrosas, procure profissionais capacitados que orientarão você sobre como ter qualidade de vida.