20 JUL 2022
Sictur se reúne com Sindimov-MG e Capp para alinhar cursos de capacitação do setor moveleiro

A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), realizou na manhã desta terça-feira, 19, na Casa da Cultura, uma reunião com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG) e demais entidades para discutirem a organização e realização de cursos de capacitação e aperfeiçoamento em marcenaria.
    Para a execução desse projeto, a PMP tem empenhado o investimento de R$130 mil. Este valor permitirá a execução de 01 curso de iniciação profissional em marcenaria para formação de 120 jovens profissionais, sendo estes de 18 anos ou mais, indicados pelo Tiro de Guerra de Passos (TG 04-014) e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) e; 02 cursos de aperfeiçoamento para 40 profissionais moveleiros já atuantes nas indústrias do município.
    De acordo com o Secretário da Sictur, Maxwell Messias Ribeiro, ficou deliberado que as entidades parceiras da proposta deverão finalizar e apresentar à Administração Pública, o projeto, o plano de trabalho e demais documentos essenciais até o final da presente semana. A Vereadora Gilmara Oliveira salientou que a proposta ainda carece de lei autorizativa que possibilite o referido investimento. “É importante ressaltar que somente após a publicação desta lei que o Município poderá aplicar o recurso nas ações previstas pela proposta, tal como, por exemplo, com o custeio da cessão dos maquinários, insumos e energia elétrica do Capp”, informou Gilmara.
    “Assim que a análise técnica e jurídica da proposta for finalizada, passaremos ao empenho do projeto junto aos órgãos competentes da Prefeitura. Tudo correndo dentro do planejado, esperamos então que os cursos possam ter início em meados de agosto”, explicou Maxwell.
    Ainda conforme o Secretário, os cursos terão uma duração de 03 meses e acontecerão durante todas as terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da tarde e da noite. “Essa distribuição de horários dos cursos está sendo pensada justamente para atender à formação de novos jovens profissionais durante a tarde e, à noite, atender os profissionais que já trabalham nas indústrias locais e buscam pelo aperfeiçoamento de suas técnicas”, contou.
    Participaram da reunião o Secretário da Sictur, Maxwell Messias Ribeiro acompanhado da Supervisora de Indústrias, Dafny Pereira da Silva; o Diretor Financeiro do Sindimov-MG, Carlos Homem e as assessoras Soraya Moreira e Daniela Kallas; do Senai estiveram presentes o Gerente Estadual, Luiz Otávio Campolina, o Presidente Regional, Claudinei Lopes, o Diretor Regional, Henry Senna, o Gerente Regional do Senai de São Sebastião do Paraíso, Welington Mumic Firmo e o professor Dr. Darlan Einsten do Livramento; a analista da Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg), Viviane Assunção da Rocha; o Gerente Geral da Associação de Proteção aos Condenados (Apac) de Passos, Divino Barbosa Soares; o Presidente do Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos (Capp), Sebastião Faria de Araujo; o Sargento do Tiro de Guerra, Leonardo de Oliveira Fróes e o secretário do TG, Herlane Gonçalves dos Reis e; os vereadores Maurício Antônio da Silva e Gilmara Oliveira.