A execução do Cadastro Único - Bolsa Família é de responsabilidade compartilhada entre o governo federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal. Em nível federal, o Ministério da Cidadania é o gestor responsável, e a Caixa Econômica Federal é o agente operador que mantém o Sistema de Cadastro Único. O Estado desenvolve estratégias, faz capacitação, apoia, identifica e acompanha na resolução dos problemas relacionados a gestão do cadastro único nos municípios. E os municípios e Distrito Federal, coleta as informações das famílias por meio de entrevista e visitas em domicílio, incluem e atualiza os dados das famílias no Sistema de Cadastro Único, mantém infraestrutura e quantitativo de profissionais adequados à gestão do Cadastro Único e ao processo de cadastramento das famílias em sua abrangência.
CPF ou Título de Eleitor (Responsável pela Unidade Familiar e membros da família);
RG;
Comprovante de residência;
Comprovante de matrícula escolar a das crianças e jovens até 17 (dezessete) anos;
Carteira de trabalho;
Certidão de nascimento;
Certidão de casamento;
Carteira de trabalho;