08 OUT 2014
Projeto da educação infantil tem exposição no Palácio da Cultura

Começou na terça-feira (7), no Palácio da Cultura de Passos, a exposição de telas “Ivan Cruz: um olhar infantil”, com obras desenvolvidas a partir do projeto “Brincadeiras de Criança”, do Departamento de Educação da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos, que esse ano está em sua segunda edição. O trabalho, aberto para visitação pública até quinta-feira (9), é de alunos da educação infantil, que fizeram uma releitura das obras do artista plástico Ivan Cruz.

"Brincadeiras de Criança" foi o tema escolhido para trabalhar com a educação infantil municipal por fazer parte da vida das crianças, ser de grande interesse e agradável na infância. A pergunta que teve destaque na abertura do projeto foi: "O que criança mais gosta de fazer?.”

Cada turma das pré-escolas produziu uma tela com trabalho coletivo de colagem, modelagem e pinturas diversificadas. O resultado foi um total de 110 telas, cada uma com sua beleza particular.

Em 2013, a culminância do projeto foi a produção de livros com regras dessas brincadeiras, tendo por base as obras de Ivan Cruz. Em 2014, as crianças retrataram em telas as obras desse artista na forma de releituras.

De acordo com a Secel, ficou constatado que nos dias atuais as crianças pouco conhecem das brincadeiras de antigamente, sendo assim esse projeto um resgate de algumas dessas brincadeiras, que têm permeado o trabalho da educação infantil desde 2013.

IVAN CRUZ

O artista plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 no Rio de Janeiro e, como toda criança, brincava pelas ruas de seu bairro. Quando jovem, a primeira pintura que conheceu foi de Portinari.

As imagens criadas por Ivan Cruz podem ser vistas em camisetas, imãs de geladeira, jogo da memória, gravuras e diversas aplicações destas. O artista baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou falta-lhe um pedaço no coração.”

08/10/2014
Projeto da educação infantil tem exposição no Palácio da Cultura