03 OUT 2014
Concurso Melhor Idade define vencedores

O concurso da Melhor Idade, realizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso, reuniu um grande público na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário). Os idosos desfilaram em passarela montada em frente ao Palácio da Cultura e foram avaliados pelo corpo de jurados. O grupo de Seresta Nossa Senhora da Penha animou a plateia.

O concurso encerrou a programação da Semana do Idoso, que foi realizado pela Prefeitura – através do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer –, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, Lar São Vicente de Paulo e Recanto Geriátrico. Estavam em julgamento os quesitos “Elegância e Charme”, “Desenvoltura na Passarela” e “Simpatia e Comunicação com o Público”.

Entre os homens, o vencedor foi José Porto Denúbila, de 89 anos, que representou o projeto Vida Melhor. O segundo lugar ficou com José Vitor dos Santos (68), representante do Lar São Vicente de Paulo, e o terceiro, com Sebastião Batista Ribeiro (73), também pelo Lar São Vicente de Paulo. Nascido e criado em Passos, José Porto é viúvo, pai de 11 filhos, avô de oito netos e bisavô três vezes.

Entre as mulheres, a vencedora foi Graciete Caldeira Passos (71), pelo Recanto Geriátrico, seguida de Maria Imaculada Romão Souza (66), pelo Lar São Vicente de Paulo, e de Maria Aparecida Araújo Rodrigues (61), que representou o grupo Promoção da Saúde. Com a vitória, Graciete tornou-se a “Musa da Melhor Idade” de 2014. A campeã é natural de Cubatão (SP), viúva, mãe de dois filhos e avó de três netos.

O corpo de jurados foi constituído por Nivaldo Oliveira de Souza, o Chaparral, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Júlia Piantino Cançado, a artista plástica Yara Oliveira, Márcia Feliciano da Silveira Vieira, a educadora Creide Ponsancini, Maria Imaculada de Carvalho e o escritor Sebastião Wenceslau Borges.

Formaram parceria com a Prefeitura na realização do concurso o Centro Vida Saudável, Plano de Saúde Santa Casa, Lar São Vicente de Paulo, Recanto Geriátrico, Secretaria Municipal de Assistência Social, com o Grupo Conviver, Secretaria Municipal de Saúde, com o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e o Grupo Promoção da Saúde, e Departamento de Esporte e Lazer, da Secel, com o Projeto Vida Melhor.