02 OUT 2014
Prefeitura realiza Outubro Rosa em parceria com Santa Casa

A campanha do Outubro Rosa, que objetiva chamar a atenção da sociedade para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, tem, neste ano em Passos, uma parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa. A programação começou em 22 de setembro, com o início da vacinação contra o HPV em meninas nas escolas, e prossegue com uma extensa lista de ações para conscientizar as mulheres quanto aos riscos da doença. Uma das medidas é o cadastramento de mamografia nas escolas da zona rural e na cidade (veja anexo abaixo).

A programação é uma parceria da Prefeitura de Passos, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a Santa Casa de Misericórdia, para a “sensibilização das mulheres sobre as medidas de prevenção contra os cânceres de mama e colo de útero”. A parte da Prefeitura está sendo executada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Programa de Saúde da Família (PSF). Segundo a apoiadora técnica do PSF, Vanessa Queiroz Silva, a programação do Outubro Rosa em Passos tem como foco, principalmente, as mulheres com pouco tempo para fazer o exame.

“Esse projeto, no mês de outubro, visa levar o acesso às mulheres que têm menos disponibilidade de tempo para esses serviços”, disse, citando as moradoras da zona rural, as pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e as presidiárias, que precisam de um atendimento especial para se submeter aos exames preventivos.

Uma das formas de promover a mamografia é o cadastramento das mulheres a partir dos 40 anos de idade. Essa ação está sendo realizada nas escolas da zona rural e nos órgãos de atendimento da cidade, inclusive a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), até 10 de outubro. “Então, esses diversos pontos vão realizar agendamento de mamografia, com fácil acesso para as mulheres”, explica Vanessa Queiroz.

O ápice do Outubro Rosa em Passos está marcado para 25 de outubro, quando acontece a caminhada “Um beijo pela vida”, que terá a presença do caminhão “Expresso da Vida”, onde serão realizados os exames e outras ações informativas, sorteio de brindes e até procedimentos estéticos, como limpeza de pele, maquiagem, hidratação, massagem etc. “A gente convida todas as pessoas para abraçarem essa causa, porque ela leva o conceito, o objetivo, dessa campanha”, disse a apoiadora, chamando a população para a caminhada.

A programação do Outubro Rosa tem também a coleta do papanicolau (exame para prevenção do câncer do colo de útero) e a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV. Como na primeira dose, o trabalho foi concentrado nas escolas em que estudam meninas de 11 a 13 anos de idade, embora a vacina esteja disponível também nos postos de saúde. A vacinação termina em 10 de outubro.