26 SET 2014
Departamento de Cultura realiza Concurso Melhor Idade

Em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Passos, Lar São Vicente de Paulo e Recanto Geriátrico, a Prefeitura de Passos realiza nesta sexta-feira, às 19h30, no estacionamento do Palácio da Cultura o Concurso Melhor Idade. Um corpo de jurados, a partir de três quesitos, irá escolher os representantes masculino e feminino dos idosos da cidade. Os vencedores serão premiados com troféus e brindes ofertados por 26 empresas do comércio passense.

Os demais concorrentes também vão receber prêmios pela participação no evento, que faz parte da extensa programação comemorativa pela Semana do Idoso e que irá culminar com diversas atrações no dia 1º de outubro – Dia Nacional do Idoso –, na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário). Os eventos começaram na quinta-feira com uma homenagem a pessoas que chegaram aos 100 anos de idade ou que estão próximos de atingir essa marca.

Segundo Samyra Marques Viscondi, servidora do Departamento de Cultura, sete homens e seis mulheres já se inscreveram para o Concurso Melhor Idade e ainda dá tempo de outros interessados participarem. Basta procurar o departamento, no Palácio da Cultura, o Grupo Conviver ou projeto Vida Melhor, até às 13h desta sexta-feira.

Os concorrentes serão julgados nos quesitos de “Elegância e Charme”, “Desenvoltura na Passarela” e “Simpatia e Comunicação com o Público”, com pontuação de um a cinco. Para isso, o departamento irá montar uma passarela em frente ao palácio, onde os idosos irão desfilar perante os jurados e o público. O desfile será aberto pela “musa da melhor idade” do ano passado, Divina Maria de Oliveira Dias, que, no final, vai passar a faixa para a vencedora deste ano.

Após o desfile será feita a apuração dos pontos dados pelo júri. Enquanto isso, a banda “Os Brincalhões” divertem o público com uma seleção musical. Os Brincalhões tem na sua formação os músicos Mark Piassi, Célio da Bijú, Zé do Dio, Décio Cançado, além de convidados. Além das atrações, o público terá à disposição um serviço de bar do Lar São Vicente de Paulo, com comida e bebida, cuja renda será empregada na assistência aos internos da entidade.

Samyra Viscondi observa que a Semana do Idoso é uma parceria da Prefeitura, através do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), com a Santa Casa, Lar São Vicente de Paulo e Recanto Geriátrico, que ganharam também o apoio de 26 estabelecimentos comerciais e de cabeleireiros. São esses prestadores de serviço da área da beleza que vão preparar as mulheres para o concurso. “Elas serão encaminhadas para os salões de cabeleireiros, que vão produzi-las para o desfile na passarela”, conta a servidora da Cultura.