12 SET 2014
Festival Música na Escola define vencedores

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realizou mais uma edição do Festival Música na Escola, que esse ano teve como tema – “Cantando Músicas dos Anos 60 - Anos Dourados”. O projeto foi desenvolvido nos Cemeis (centros municipais de ensino infantil) e escolas municipais e as apresentações dos alunos selecionados em cada escola aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro, na Câmara Municipal de Passos. Os objetivos do projeto “Música na Escola” visam resgatar a cultura da década de 60; mostrar que nessa época não existiam somente as músicas, mas também danças e formas de se vestir, e despertar o gosto dos alunos pela música brasileira de qualidade.

O Cemei Sueli Imaculada de Souza foi o vencedor na categoria Educação Infantil. A aluna Júlia Rafaela Alves de Oliveira interpretou a música Lacinho Cor de Rosa, gravada por Cely Campelo, e ficou em primeiro lugar. Na categoria Fundamental I, a vencedora foi a aluna Ana Tereza Andrade Dias, da escola Professor Silas Roberto Figueiredo, que interpretou a música “Alegria, Alegria” (Caetano Veloso) e, na categoria fundamental II, a vencedora foi Aline Fernandes Ferreira, da escola municipal Professor Hilarino Moraes, que interpretou “Ritmo da Chuva”, sucesso de Demétrius naquela época.

A mesa julgadora foi composta pelos jurados Silas das Mercês; Talita Abreu Rodrigues; Sidney Amaral; Aline Alux; Cleide Massolli e Marcelo Douglas de Oliveira, todos ligados a área musical.

O projeto “Música na Escola” envolveu as escolas e Cemeis da educação infantil, ensino fundamental I ( 1º ao 5º Ano) e ensino fundamental II ( 6º ao 9º Ano) da rede municipal de ensino. As apresentações e premiações envolveram as três categorias.

O projeto foi realizado no âmbito das escolas com a participação dos alunos durante o terceiro bimestre e finalizou com a apresentação dos alunos selecionados, em que as três melhores apresentações de cada categoria foram premiadas com troféus. Todos os participantes ganharam o certificado de participação.

De acordo com a Secel, o tema da década de 60 foi escolhido por ter sido uma das mais importantes no Brasil e no mundo. Foi naqueles anos que o homem pisou pela primeira vez na lua, surgiram novas emissoras de televisão e de rádio, houve uma revolução na tecnologia mundial e ocorreu a inauguração da atual capital brasileira, em 21 abril de 1960, entre outros acontecimentos.

“A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e ritmo seguindo uma pré-organização ao longo do tempo. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função”, diz a Secel.

“Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo. Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida.  Quando comentamos ou citamos alguma década passada, como as de 40, 50 ou 60, logo as pessoas vão pensando nos estilos de música agitadas, nas formas de danças engraçadas e nos modos de se vestir com extravagância. A questão é que elas só pensam nisso e deixam de citar os fatos marcantes que ocorreram.”

Abaixo a lista com o nome de todos os alunos que participaram e das escolas