10 SET 2014
Caps-AD promove encontro das famílias dos pacientes

O Centro de Atenção Psicossocial de Passos – Álcool e Drogas (Caps-AD) da Prefeitura de Passos promove nesta quinta-feira (11) o 1º Encontro das Famílias. O evento será às 18h30 na Casa da Cultura e tem como público-alvo os familiares dos pacientes atendidos pela unidade, que é vinculada ao setor de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do Caps-AD é fortalecer a integração da família ao tratamento das pessoas que fazem tratamento contra o vício em bebida alcoólica e drogas.

Segundo informações do Caps-AD, é preciso envolver a família na problemática do paciente, porque a recuperação necessita da aceitação do próprio doente e da integração de seus parentes. Cada um dos 229 pacientes que se tratam na unidade teve suas famílias convidadas para o evento. A equipe do Caps espera que pelo menos a metade compareça para contribuir com os trabalhos de reabilitação.

O Caps-AD funciona com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de saúde e outras áreas da administração municipal, compreendendo psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira, assistente social, artista plástico, monitor de artes, recepcionista, segurança e auxiliar de serviços gerais.

O tratamento contra álcool e drogas é de acordo com o grau de dependência da pessoa, podendo ser integral (diariamente), semi-intensivo (duas ou três vezes semanais) e o não intensivo. Além de medicação, os pacientes complementam o tratamento participando de diversas oficinas terapêuticas: pintura, tecido, tapetes, horticultura e coral.

Durante o “Encontro das Famílias” haverá uma exposição dos trabalhos feitos nessas oficinas, como quadros, bordados, tapetes e outros. O Caps-AD fica na Rua Turquesa, Jardim Aclimação, e o atendimento é feito sob encaminhamento médico das unidades básicas de saúde.