01 SET 2015
Fumantes lutam contra o vício através de grupos do Nasf

Cerca de 60 pessoas participaram dos grupos de combate ao tabagismo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em Passos. No último sábado, “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, o Nasf comemorou a data com resultados positivos desses grupos, seis ao todo, em que quase a metade dos participantes deixou de fumar e outros reduziram a quantidade diária de cigarros. Em setembro, o Nasf irá iniciar novos grupos de combate ao fumo em seis unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) – as Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) – da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Passos.

O Nasf é uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas da saúde, que atua nas ESF’s, desenvolvendo uma série de ações integradas para promover o bem-estar dos usuários. Os grupos de combate ao tabagismo é uma dessas ações do Nasf.

Segundo o coordenador do núcleo em Passos, o nutricionista Marcel Aguiar Galdino Guiraldelli, em agosto, foram finalizados seis grupos antibagismo com pacientes de sete ESF’s. Em setembro, serão iniciados grupos em outras seis unidades. Os interessados em participar devem procurar sua unidade de saúde de referência.

“Dos grupos terminados, participaram cerca de 60 usuários. Quase metade parou de fumar e oito diminuíram a quantidade de cigarros que fumavam por dia. Alguns pacientes que fumam cerca de dois, três maços diminuem e até chegam a parar, participando das atividades desenvolvidas”, disse.

Os grupos do Nasf de combate ao tabagismo duram cerca de três meses. Nesse período são realizados 12 encontros que oferecem apoio psicológico e médico, além de palestras com farmacêutico, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta. Inicialmente, o Nasf faz uma triagem dos usuários para conhecê-los melhor. “Existe também a parte medicamentosa, caso haja necessidade, mediante avaliação médica, investigando o grau de dependência do paciente”, acrescenta o coordenador.

O grupo é finalizado com uma confraternização e depoimento de quem conseguiu vencer o vício. Os relatos são muitas vezes emocionados e tratam da importância do acompanhamento com profissionais preparados, a melhora do convívio social entre amigos, pais, filhos e netos, economia de dinheiro e sobretudo a saúde. “...Que traz melhora na pele, respiração, alimentação e fôlego, além de minimizar os riscos e prejuízos comprovados que o fumo causa”, observa Marcelo Guiraldelli.