26 AGO 2015
Vernissage abre exposição coletiva de artes plásticas “Estes Homens”

O Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Passos, promoveu terça-feira à noite o vernissage da exposição “Estes Homens”. A partir desta quarta-feira, até 18 de setembro, o evento cultural é aberto ao público, das 11 às 20h, no Palácio da Cultura.

São 28 obras de nove artistas plásticos de Passos, criadas em diversas técnicas da pintura, como óleo sobre tela, grafite, pintura acrílica, com emprego de madeira, colagem e variados artefatos. Os pintores são Carlos Gomes, Daniel Silveira Lopes, Décio Martins Cançado, Edmir Andrade, Enéas José Figueiredo Severiano, José Faria de Paiva, Junio Francisco de Oliveira, Paulo Celso Denúbila Ferreira e Peterson Oliveira.

O vernissage teve as presenças da secretária de Educação, Pilar Aparecida Lemos Faria, e da diretora de Cultura, Taciana Lopes Baptista, dos pintores e convidados. Décio Cançado, professor e empresário da educação, fez o discurso de abertura em nome dos colegas, quando enalteceu a importância da exposição “Estes Homens” para a divulgação da arte passense.

OS EXPOSITORES

Carlos Gomes – Nascido em 1946 numa fazenda da zona rural de Passos, diz ter o dom da pintura desde criança. “E hoje, a pintura faz parte da minha vida”. Seus trabalhos já foram mostrados em edições passadas de “Estes Homens” e em diversas outras exposições. Neste ano, Carlos Gomes expõe os quadros “O rancho e o lago”, “O pescador” e “Indo para a igreja”; todos em óleo sobre tela.

Daniel Silveira Lopes – Passense, de 1980. Ainda na infância já mostrava interesse pela pintura. Suas obras retratam a vivência, suas raízes ligadas ao campo e à natureza. Seu estilo, conforme diz, é expressionista, que retrata a “rusticidade e a força”. “Destemido”, “Amuleto” e Coleção Xamã” são os nomes de suas obras em exposição. Técnica: pintura acrílica.

Décio Martins Cançado – Pintor autodidata, com cursos de aperfeiçoamento com o professor Wagner de Castro e Ione Maia. Participou de diversas exposições no CPN e na Casa e Palácio da Cultura. Obras expostas em “Estes Homens”: “Observando o caos”, “Mulheres” e “Paisagem”. Todas em óleo sobre tela.

Edmir Andrade – Diz-se “apaixonado por obras em madeiras e nos últimos cinco anos desenvolveu a técnica de tornearia segmentada”. Seus trabalhos na exposição: “Minas Gerais Ouro Preto”, “Belo Horizonte”, “Amazonas”, “Brasília”, “JPA”. Técnica empregada: “segmentada”.

Eneas José Figueiredo Severiano – Informa em sua resumida biografia: “Médico, desenhista, aspirante a pintor, futuro escritor, filho de Minas, de Passos”. Seus trabalhos na exposição: “Jogo de truco”, “Rua de São Paulo, 1910” e “Wood e Stock”. Sua técnica: óleo sobre tela.

José de Faria Paiva – Participou de diversas exposições na Casa e Palácio da Cultura, inclusive em edições passadas de “Estes Homens”. Nesta 6ª edição, o artista expõe “Ciclos” e “Elemento fogo”, em que utilizou técnica “mista”.

Junio Francisco de Oliveira – Declara-se “pintor paisagista”, com trabalhos já divulgados em exposições anteriores de “Estes Homens”. “Segunda Guerra I”, “Segunda Guerra II” e “Rosa”, todas em óleo sobre tela, são suas obras expostas no Palácio da Cultura.

Paulo Celso Denúbila Ferreira – Nasceu em Passos em 1952. Aos seis anos de idade, fez seus primeiros desenhos com giz e lápis. As primeiras telas a óleo surgiram aos 13 anos, quando o artista morava em Alfenas. Denúbila trabalha também com outras técnicas: grafite, carvão, pastel. “Retrato”, “Paisagem urbana” e “Inverno cinza” são os títulos de seus trabalhos para a atual exposição coletiva.

Peterson Oliveira – Não apresentou dados biográficos em sua ficha para a exposição. Mora no Bairro Nossa Senhora Aparecida e levou três obras para “Estes Homens”: “Descanso”, “Paraíso” e “Entregando o leite”, todas em óleo sobre tela.