21 AGO 2015
Canil municipal terá obra de reforma e estruturação

A Prefeitura de Passos inicia em setembro uma obra de reforma e estruturação do Canil Municipal, possibilitando a realização de cirurgias, melhores acomodações e segurança para os cães. Esse foi um dos temas discutidos entre o prefeito Ataíde Vilela e diretores da associação protetora de animais Patas Amigas em reunião nesta quinta-feira. Uma parceria para desestimular o abandono de cães e incentivar a adoção também foi tratada pelos representantes do Município e a entidade.

Participaram da reunião com o prefeito a presidente da Patas Amigas, Nara Pimenta de Moraes, e os diretores Francisney Carvalho e Tânia Rodrigues Oliveira, o procurador geral do Município, Adalberto Minchillo Neto, o diretor do Departamento de Saúde Coletiva (Secretaria Municipal de Saúde), Michael Silveira Reis, a veterinária Danielle Cunha Silva (responsável pelo canil), e a referência técnica em comunicação e mobilização da Vigilância Ambiental, Gabriel Patrick de Jesus Abreu.

Segundo Ataíde Vilela, as melhorias no canil já estavam previstas desde o início de sua gestão, mas faltavam recursos para realizá-las. Agora, o Estado repassou R$ 27 mil para o projeto e a Prefeitura irá arcar com o restante dos custos, a título de contrapartida.

As melhorias incluem reforma e estruturação do local, com construção de bloco cirúrgico, baias para recuperação dos animais no pós-operatório e instalação de um alambrado para cercar uma área de 1.050 metros quadrados, para que os cães possam circular em segurança.

Michael Silveira Reis explica que a obra está prevista para começar em setembro e terá três meses de prazo para ser finalizada. O trabalho será executado pela Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Serviços Urbanos.

A veterinária Danielle Cunha Silva acrescenta que com essa nova estrutura, o canil terá condições de realizar diversas cirurgias, como a de castração, contribuindo para a redução da procriação de cães na cidade. Junto com o trabalho da Patas Amigas, que também promove a esterilização reprodutiva, Passos, em breve, poderá acabar a proliferação canina desordenada.

Atendendo outros pedidos da entidade, o prefeito orientou o diretor de Saúde Coletiva a contribuir com campanhas educativas e informativas contra o abandono de cães e para promover a adoção dos animais recolhidos no canil. “Podemos fazer palestras nas escolas. São mais de oito mil alunos na rede municipal de ensino e, certamente, eles ajudarão a por fim no abandono de cães e estimular a adoção dos que estão no canil, a exemplo da dengue, em que tivemos a colaboração dos alunos para nos livrar do risco de epidemia em nossa cidade”, disse Ataíde.

O procurador do Município, Adalberto Minchillo Neto, observou que o Ministério Público tem um novo entendimento sobre o papel do canil e recomendou a Prefeitura a evitar a permanência dos animais sadios no local: “Devem ficar no canil só os animais doentes, para tratamento. Os outros terão que ser castrados e soltos.”

Segundo Danielle Silva, atualmente, 75 cães (incluindo filhotes) estão recolhidos no canil. A maioria está em boas condições de saúde e pode ser adotada. Os interessados devem ir ao canil (no Distrito Industrial I), portando um documento de identidade, uma coleira (se pretender adotar cão adulto) ou uma caixa (caso prefira filhote). No ato de adoção, a pessoa irá assinar um termo de responsabilidade sobre a guarda e a segurança do animal.