17 AGO 2022
39 taxistas de Passos cadastrados pela PMP começam a receber benefício

A Caixa Econômica Federal fez o crédito nesta terça-feira, 16, no valor de mais de R$490 milhões do Benefício Taxista, que prevê pagamento mensal aos beneficiários de até R$1 mil entre agosto e dezembro de 2022. Neste mês, os motoristas recebem duas parcelas do benefício, ou seja, R$2 mil, referentes aos meses de julho e agosto. Em Passos, os 39 taxistas cadastrados pela Prefeitura de Passos já estão com o recurso no Caixa Tem, somados R$78 mil que vão ser investidos no comércio local de alguma maneira.
    O taxista Edson Raimundo Pereira, de 59 anos, atua no ponto da Praça Geraldo da Silva Maia, a Praça do Rosário há 22 anos. Hoje ele acordou com a certeza de que poderá trocar seu notebook, pois a Prefeitura de Passos fez corretamente o cadastramento dos 39 profissionais regulares inscritos. Estudante do curso de Inspeção de Qualidade, do Instituto Federal do Sul de Minas ele vai investir o recurso de R$2 mil que já está na sua conta recebido do Benefício Taxista na troca de seu equipamento para fazer mais cursos que vão o ajudar na profissão de taxista. O valor foi creditado na conta e poderá ser movimentado automaticamente em nome do beneficiário pelo aplicativo Caixa Tem.
    João Luiz da Silva, de 60 anos, é taxista há mais de 20 anos e atualmente está atendendo no ponto do Hospital Regional do Câncer. Ele contou que já recebeu os R$2 mil, dos quais fez um pagamento dos boletos de dois pneus que comprou para seu veículo. “O carro é minha ferramenta de trabalho e estava precisando de pneus. Paguei os dois que já havia trocado e com os outros R$1 mil vou comprar os outros dois para ficar com todos novos”, informou.
    Para o Prefeito Diego Oliveira, a administração municipal não mede esforços quando depende de alguma das secretarias para que qualquer classe seja beneficiada. “Neste caso dependia da Secretaria de Planejamento realizar o cadastro e foi feito em tempo recorde pelos nossos servidores para beneficiar as 39 famílias que têm o direito de receber este recurso até dezembro. Famílias que o governo federal entendeu que foram prejudicadas por conta da pandemia e pelo valor dos combustíveis nos últimos meses”, assegurou o chefe do Executivo.
    Têm direito ao benefício os motoristas de táxi registrados nas prefeituras até 31 de maio de 2022, que sejam titulares de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, e que atendam aos demais critérios definidos na Portaria MTP Nº 2.162, de 27 de julho de 2022.     Está previsto para o dia 30 o depósito para os taxistas incluídos na segunda etapa da ação emergencial. O benefício foi instituído pela Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, para enfrentamento do estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados e dos impactos sociais deles decorrentes.
    Pelo aplicativo Caixa Tem, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.
     O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.
     Utilizando o aplicativo Caixa Tem também é possível realizar saques nas Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, por meio da geração de token diretamente no aplicativo. A Caixa orienta que os beneficiários atualizem o cadastro no aplicativo para aproveitar todos os serviços disponíveis no Caixa Tem.