09 AGO 2022
Mais de 300 pessoas prestigiaram ‘De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão’ em Passos
Emocionante, magnífico, de chorar pela beleza cênica. Estes são alguns adjetivos para o espetáculo ‘De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão’, na Turnê Serra da Canastra nesta segunda-feira, 8, nos gramados da Estação Cultura, em Passos. Até mesmo a atriz Fernanda Vianna disse após o evento ter se emocionado pela beleza do local da apresentação. O grupo fez ainda um bate-papo após o show.
O Prefeito Diego Oliveira esteve presente desde a abertura até o final do espetáculo, saindo também agraciado pelo presente que o Grupo Galpão deu a Passos, mesmo o aniversário de 40 anos sendo do grupo de teatro de rua, reconhecido internacionalmente.  “O presente foi nosso”, dissse.
O Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Denilson Cesar dos Reis, afirmou ser muito gratificante e não menos empolgante ver um espetáculo onde a música e o teatro se fundem numa linda apresentação. "De tempo somos um sarau do Grupo Galpão foi simplesmente maravilhoso, salientou.
Conforme o jornalista Thiago Ramos, a primeira vez que viu o Grupo Galpão em cena foi em 2017, no 1° Festival Nacional de Teatro de Passos. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. E ontem não foi diferente. Eu defino o Galpão como pura arte. Me emocionei, ri, refleti sobre a vida, sobre a arte e a cultura do nosso país. Saí da apresentação abastecido de arte”, contou.
A veterana nos palcos, e uma das homenageadas pelo Festival Nacional de Teatro de Passos e Região, Clélia Monteiro, falar de Grupo Galpão é falar de sonhos. “Após cada apresentação fico sonhando com o espetáculo por vários dias. A beleza, a perfeição, o encantamento das vozes, músicas, coreografia, interpretação, o profissionalismo, tudo na mais perfeita harmonia, lava a nossa alma. Aplausos, muitos aplausos para o elenco, direção e todos que atuam de formas diferentes, mas com o mesmo brilhantismo dos atores”, sentenciou.
A Prefeitura Municipal de Passos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico foi parceira para trazer a Passos o espetáculo que teve início no dia 5 e vai até o dia 12, gratuitamente. Contou com a produção local da Trupe Ventania para as cidades de Passos, Vargem Bonita, São João Batista do Glória, Capitólio e Piumhi e foi possível graças à Lei de Incentivo Estadual pleiteada pelo Galpão.
De acordo com o produtor local, Maurílio Romão, Passos entrou na turnê graças por ser a o município de referência como o portal da Serra da Canastra. “Seria muito ruim onde realizamos o Festival Nacional de Teatro de Passos e Região não ser contemplada. E, as exigências para a parceria são simbólicas, o que possibilitou que a Prefeitura nos atendesse com muita rapidez”, assegurou.
O Grupo Galpão é uma das companhias mais importantes do cenário teatral brasileiro, cuja origem está ligada à tradição do teatro popular e de rua. Criado em 1982, o grupo desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público.
Sediado na cidade de Belo Horizonte, é um dos grupos brasileiros que mais viaja, não só pelo país como também pelo exterior, já tendo percorrido o território brasileiro de norte a sul e participado de vários festivais em paises da América Latina, América do Norte e Europa.
Formado por 12 atores que trabalham com diferentes diretores convidados, como Fernando Linares, Paulinho Polika, Eid Ribeiro, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Paulo de Moraes, Yara de Novaes, Jurij Alschitz e Marcio Abreu, além dos próprios componentes - Eduardo Moreira, Chico Pelúcio, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia e Simone Ordones que também já dirigiram espetáculos do grupo, o Galpão forjou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e de palco, o universal e o regional brasileiro.
Sem fórmulas e sem métodos definidos, o Galpão sempre pautou sua prática por um teatro de grupo, que não só monta espetáculos, mas que se propõe também a uma permanente reflexão sobre a ética do ator e do teatro, inserido em um amplo universo social e cultural.
O espetáculo “De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão” celebra o encontro da música com o teatro, que se tornou marca registrada do grupo em seus quase 40 anos de história. Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo – de montagens antigas até trabalhos recentes, incluindo canções de workshops - além de textos sobre a passagem do tempo e o processo de criação artística. Com direção de Lydia Del Picchia e Simone Ordones o sarau lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.
No elenco estão Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Lydia Del Picchia, Luiz Rocha (ator convidado), Júlio Maciel, Paulo André, Simone Ordones. *Inês Peixoto (atriz curinga).