08 MAR 2022
Transporte público aumenta para 9 linhas em Passos

O novo modelo pode reduzir o tempo do passageiro no transporte em até 55 minutos
A Prefeitura de Passos, por meio da Secretaria de Planejamento, vai implementar um novo trajeto do transporte público no município, com diversas novas linhas.
“Eram feitas 4 linhas circulares e agora serão 9 linhas radiais”, explica o diretor do Departamento de Transporte, João Dias Reis Júnior, “O novo sistema terá abrangência de todos os bairros da cidades e a implementação está programada para o início do mês que vem. No mês de março vamos divulgar os novos itinerários para que a população se prepare para essa nova mudança”, afirmou o diretor.
O contrato entre a Prefeitura e a empresa está sendo finalizado pela Procuradoria Geral do Município e tem validade de 15 anos a partir de abril, contando da data do término da licitação, no final de dezembro do ano passado.
“Ao longo de quase um ano os responsáveis pelo levantamento dos dados nos apresentaram três opções. Baseado nas necessidades da população, definimos o mais adequado em razão da área geográfica onde estão os bairros, e todos serão atendidos entre os meses de abril e maio próximos”, explicou o secretário de Planejamento, Edson Martins, “Ao passar de quatro para nove linhas, do terminal rodoviário até o bairro mais distante do centro, incluindo outros vizinhos e o retorno dos ônibus ao centro da cidade, a previsão é entre 20 e 25 minutos. Hoje, alguns gastam 1h20min. E tem outra vantagem: se houver a necessidade do passageiro embarcar em outro carro, não será cobrado pelo bilhete em razão da integração temporal. Vamos continuar com o sistema de GPS e a bilhetagem eletrônica”, conclui o secretário.
Após as discussões do aumento do subsídio repassado mensalmente pela prefeitura à CAF, ou o reajuste da tarifa do transporte coletivo urbano explorado desde meados de 2019, a Secretaria de Planejamento pretende implantar até o início de maio, o novo sistema de trajeto a ser cumprido pelos ônibus. O contrato entre a Prefeitura e a empresa, que está sendo finalizado pela Procuradoria Geral do Município, tem validade de 15 anos a partir de abril, a contar da data de finalização do processo licitatório, no final de dezembro do ano passado.
Na sessão da última segunda-feira, dia 21, a Câmara aprovou de R$ 160 mil para R$ 195 mil, a subvenção mensal até o vencimento do aditivo contratual emergencial. A data era o prazo final que os vereadores tinham para votar em plenário. Do contrário, a prefeitura teria que autorizar o reajustamento no preço da passagem em R$ 1,10 a partir do dia 1º deste mês. Desde que foi oficializada a concessão de explorar o serviço do transporte público em Passos, em julho de 2019, o valor da tarifa permanece em R$ 3,30, a mais baixa do sul do Estado.
O novo modelo de mobilidade urbana a ser implantado em Passos, foi escolhido entre outros dois apresentados em 2021 à gestão municipal pela empresa de consultoria Cidade Viva Engenheiros e Arquitetos Associados Limitada, com sede em Belo Horizonte. Após recentes estudos e pesquisas sobre o transporte coletivo na cidade, o percurso radial passará a ser diametral. “Durante quase um ano os responsáveis pelo levantamento dos dados nos apresentaram três opções. Baseado nas necessidades da população, definimos o mais adequado em razão da área geográfica onde estão os bairros, e todos serão atendidos entre os meses de abril e maio próximos”, afirmou o secretário de Planejamento, Edson Martins.
Uma das vantagens a ser oferecido pelo novo modelo de transporte em massa, é o tempo mais curto dos veículos. “Sintetizando: ao passar de quatro para nove linhas, do terminal rodoviário até o bairro mais distante do centro, incluindo outros vizinhos, e o retorno dos ônibus ao centro da cidade, a previsão é entre 20 e 25 minutos. Hoje, alguns gastam 1h20. E tem outra vantagem: se houver a necessidade do passageiro embarcar em outro carro, não será cobrado pelo bilhete em razão da integração temporal. Vamos continuar com o sistema de GPS e a bilhetagem eletrônica”, assegurou.
Atualmente, o número de passageiros que usam o transporte coletivo é de pouco mais de 30 mil por mês, incluindo pagantes, meia tarifa e gratuidade de acordo com as leis federal e municipal. Ao implantar o novo padrão, a estimativa é de que supere os 54 mil. “Nosso objetivo é oferecer através da CAF excelente serviço aos usuários, principalmente os trabalhadores que não têm veículo. Com isso, a quantidade de pessoas vai aumentando gradativamente, até chegar ao ponto da prefeitura deixar subsidiar a empresa porque passará a ter lucro suficiente e se autosustentar”, pontuou Edson.
Ainda de acordo com o secretário, antes das mudanças na circulação dos ônibus para diametral, a prefeitura e a CAF vão definir o novo percurso, possíveis alterações de ruas por onde vão transitar e os pontos de parada. “Está previsto no contrato que a administração do terminal, na praça Geraldo da Silva Maia, e os sanitários públicos nas proximidades, serão administrados pela empresa que venceu a licitação no final de 2021”, ressaltou.