03 DEZ 2021
Inscrições abertas para a 186ª Festa do Reinado e da Cavalhada em Passos
Entre os dias 6 e 11 de dezembro, estão abertas as inscrições para participar da 186ª Festa do Reinado e da Cavalhada, no Palácio da Cultura, em Passos.
Registrado como bem cultural imaterial, por meio do decreto municipal n°1951/2020, o Reinado e a Cavalhada, serão realizados no dia 25 de dezembro, com limitações de até 120 participantes, em virtude da pandemia da Covid-19. Além disso, será necessário pagar uma taxa de R$ 20,00.
A tradicional Festa do Reinado e da Cavalhada é uma celebração religiosa anual, também conhecida por “Congado”, sendo mantida desde 1835 (cerca de 185 anos), pelos grupos de ternos e irmandades religiosas ligadas aos afrodescendentes. Ainda o Reinado tornou-se uma das celebrações mais fortes manifestações da cultura afro-brasileira no município, unindo tradições africanas aos elementos bailados e representações populares com características luso-espanholas e indígenas. Já a Cavalhada, trazendo o cortejo e seus animais, está intrinsecamente ligada à busca das bandeiras e à visita dos membros do congado. Com duração de oito dias, o Reinado e Cavalhada vão até o dia 1° de janeiro.
As celebrações tradicionais contam com o apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, da Associação Passense dos Ternos e Congo e Moçambique (APTM) .
O horário de atendimento para inscrições no Palácio da Cultura vai de segunda à sexta-feira, das 17h30 às 20h, e no sábado das 9h às 12h.