08 MAR 2021
comemoração ao dia 08 de março - “Dia Internacional da Mulher"

Em comemoração ao dia 08 de março - “Dia Internacional da Mulher “a Prefeitura Municipal de Passos” através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social- SEDEST juntamente com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher de Passos - CRAMP estará realizando na Praça do Rosário a partir das 11:00 horas a ação social “ Mulheres Valentes” onde será divulgado o serviço do CRAMP e distribuindo Kits com folders informativos contendo máscara e  uma linda mensagem às mulheres que merecem todo respeito e admiração.
A história desta data tão importante surgiu com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de trabalho e de vida, o que aconteceu em 08 de março de 1917 durante a Primeira Guerra Mundial. A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 08 de março, data que somente foi oficializada em 1921.
Após este conflito, e com as transformações trazidas com a Segunda Revolução Industrial, as fábricas incorporaram as mulheres como mão de obra barata. No entanto, devido às condições insalubres de trabalho, com longas jornadas e baixos salários, os protestos eram frequentes. Nas primeiras décadas do século XX as mulheres começam a lutar pelo direito ao voto e à participação política.
Apesar disso, por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1975.
Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como fortalecimento e conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades e as mulheres continuar a buscar por seus direitos.

“Ame a mulher que você se tornou. Acredite, você é única!”