Turismo Regional

Passos para o turismo...

Sob as bênçãos do Senhor Bom Jesus dos Passos o município carrega consigo o status de cidade pólo do Sudoeste Mineiro, o que torna a cidade uma referência para o turismo, ou seja, o portal do Circuito Turístico Nascentes das Gerais, com todas as diversidades de recursos naturais e culturais aqui presentes.

A poucos quilômetros do centro, na estrada que leva à Serra da Canastra, no Rio Grande, está o Porto Passos-Glória; trecho em que o rio já se encontra represado pela Usina de Peixotos. O por do sol é uma atração imperdível; dezenas de bares e restaurantes fazem do "Porto" um dos mais agitados pontos turísticos de Passos. Esportes náuticos e a pesca são praticados constantemente e favorecem o clima de amistoso do lugar; nas belas margens concentram-se também diversos ranchos de veraneio.

Passos conta com 19 hotéis e 2 hotéis fazenda. Uma variada rede de restaurantes, bares, churrascarias, pizzarias,chopperias e boates fazem da cidade um centro regional gastronômico e de muita agitação noturna.

O patrimônio religioso-histórico-cultural é bastante preservado e fomentado, como a Capela de Nossa Senhora da Penha construídas em 1864, em forma octogonal é um dos principais símbolos da arte e religiosidade de Passos; a Igreja Matriz do senhor Bom Jesus dos Passos, construída entre 1865/75 com policromias famosas dos séculos XVI e XVII; a Casa da Cultura com o acervo permanente do artista Wagner de Castro; Estação Cultura e Centro de Memória, uma antiga estação ferroviária restaurada e tombada abriga o acervo histórico municipal e espaços para exposições artisticas; a Igreja N. S. da Penha (Santuário) que é dotada de iluminação externa é avistada de vários ângulos da cidade e é considerada um dos principais cartões postais de Passos

O lado cultural de Passos não e feito somente pela parte da história arquitetônica de suas igrejas e obras de arte, o Teatro Rotary é palco de constantes apresentações de peças teatrais locais e nacionais. Exposições e mostras artísticas e fotográficas, lançamentos de livros fazem parte do intenso movimento cultural da cidade, que é dotada de excelente infraestrutura de espaços de pequeno, médio e grande porte elevam o nome de Passos como cidade dos eventos. Convenções, feiras e shows são regularmente realizados aqui.

O visitante ainda tem a opção do turismo de compras. A cidade possui um vasto parque confeccionista com 100 fábricas que concentram-se na Av. Com. Francisco Avelino Maia, conhecida também como Avenida da Moda. A indústria mobiliária (móveis rústicos e finos) vem se destacando e ganhando expressão nacional pela sua qualidade de acabamento, design diferenciado e durabilidade. Comércio forte, infraestrutura de serviços institucionais e privados, aliados com a tradicional hospitalidade mineira fazem do turismo de compras em Passos realmente um diferencial para quem visita a cidade.
Passos tem tudo para conquistar você!

BEM CULTURAL

Acervo Wagner de Castro

Parque Municipal "Dr. Emílio Piantino"

Árvore de Santa Bárbara - Praça da Saudade

Capela Nossa Senhora da Penha

Sino da Capela Nossa Senhora da Penha

Fachada da Santa Casa de Misericórdia

Estação Cultura

Escola Municipal Prof. Francina de Andrade

Fonte Luminosa da Praça Geraldo da Silva Maia

Praça Geraldo da Silva Maia, 175 - Centro CEP - 37900-900