Alunos da rede municipal são estimulados ao empreendedorismo - Prefeitura de Passos - Minas Gerais

Notícias

Alunos da rede municipal são estimulados ao empreendedorismo 05/07/2018

Um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Passos, Sebrae e Sicoob Saromcredi está começando a trabalhar e estimular o empreendedorismo com os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s). A ação vem sendo realizada depois de um trabalho de capacitação dos professores coordenada pela Secretaria Municipal de Educação.

            O prefeito Carlos Renato Lima Reis destacou o empenho dos parceiros e, principalmente, o comprometimento dos educadores na implantação desse programa. “Esta é mais uma iniciativa que vem colaborar com a formação de nossos alunos, que já contam com uma educação de qualidade que nos deixa cada vez mais satisfeitos e certos de que estamos no caminho certo na formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, disse.

            Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a capacitação consiste em implantar a cultura do empreendedorismo nas escolas, fazendo com que os professores estejam a par de todas as vertentes desta área, podendo assim, incentivar e transmitir tais conhecimentos a seus alunos. Para atingir seus objetivos, é necessário que os educadores sejam agentes multiplicadores do comportamento empreendedor para fazer com que os jovens se interessem mais pelo mercado de trabalho.

            Conforme o projeto, na educação empreendedora, não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar ao estudante os muitos dilemas e desafios de nossa sociedade, mas é fundamental estimulá-lo a pensar caminhos de mudança. É necessário, efetivamente, capacitá-lo a construir esses caminhos por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar a teoria à prática.

            Em resumo, a educação empreendedora é aquela que ajuda o estudante a enxergar e avaliar determinada situação, assumindo uma posição proativa frente a ela, capacitando-o a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que ele passou a perceber.

 

Hortas

            O CEMEI Ivanize Prado Vasconcelos e o CEMEI São Francisco já vêm implementando as ações em seus cotidianos. Os alunos estão colocando em prática os aprendizados dos professores através de hortas, as quais são cuidadas pelos estudantes e professores e, posteriormente, têm seus frutos vendidos para a comunidade.

            A atual diretora do CEMEI Ivanize, Maria Cristina Parreira, conta que a horta dos alunos começou devido ao projeto “Crescendo e Florescendo”, que visava fazer uma plantação de flores. Entretanto, uma alternativa viável para levantar fundos e construir uma estufa para melhor comportar as plantas, foi implementar a horta no local, onde os alunos podem interagir e, posteriormente, desenvolver as habilidades empreendedoras. “Além de servirmos as colheitas nas refeições para os alunos, nós também vendemos as verduras orgânicas que plantamos e isso tem sido ótimo para nós e para toda a comunidade que apoia este projeto”, ressaltou.

            Já para Maria Cristina Freitas Beraldo, do CEMEI São Francisco, um ótimo jeito de fazer com que todos os alunos tivessem o envolvimento com a horta foi fazer um revezamento das salas na hora das visitas. Desta forma, todos os alunos têm o contato com as plantas e acompanham todo o processo de crescimento e plantio. Vale ressaltar que no CEMEI São Francisco também usa a colheita na merenda e vende para a comunidade. Uma forma de estimular as crianças a dar continuidade nos trabalhos da horta foi implantando um “cofrinho”, que, futuramente, será usado na semana das crianças. Ou seja, o lucro que é ganho com as vendas da horta é inteiramente usado para o bem-estar dos alunos.

              A Diretora do CEMEI Sueli Imaculada de Souza, Ana Paula, ressalta a importância do empreendedorismo na família, “assim como é importante a família ser empreendedora, a escola deve estar afinada com esses valores. Não se trata de ter uma aula específica sobre empreendedorismo, como muitas fazem, mas sim de propor atividades e uma maneira de ensinar que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a inovação. 

                Em 2017 iniciamos o Projeto CEMEIANDO, plantando 27 árvores, depois plantamos flores em pneus pintados na própria escola, mostrando as crianças à necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável. “

 

 

            A cidade de Passos conta com diversos CEMEIs e escolas municipais que estão, diariamente, colocando em prática projetos de empreendedorismo em suas grades curriculares, podendo assim, melhorar o aprendizado das crianças de Passos e, simultaneamente, desenvolver as capacidades empreendedoras em cada um dos alunos.

Praça Geraldo da Silva Maia, 175 - Centro CEP - 37900-900