A PREFEITURA DE PASSOS VAI IMPLANTAR MAIS UMA EQUIPE DE NASF - Prefeitura de Passos - Minas Gerais

Notícias

A PREFEITURA DE PASSOS VAI IMPLANTAR MAIS UMA EQUIPE DE NASF 09/01/2018

                A Prefeitura de Passos juntamente com a  Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar os serviços de Atenção Primária com a implantação de mais uma equipe de NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família. O ano de 2018 iniciou com boas noticias no dia 03 de janeiro a Regional de Saúde informou que o município foi contemplado com a liberação de incentivo para ampliação de mais uma equipe de NASF, para abranger uma maior demanda de atendimento aos usuários. O comunicado aconteceu por meio da PORTARIA Nº 3.875, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2017. No momento as Equipes NASF’s atendem em torno de 250 usuários mensalmente e monitoram 371, com a implantação da terceira equipe será possível proporcionar melhores ações além de ampliar o território de abrangência.

                O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atua de maneira integrada com as Equipes de Atenção Básica para atendimento à população específica, compartilhando as práticas e saberes. O NASF foi criado com o objetivo de ampliar as ações de Atenção Básica vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde, melhorando assim sua resolutividade. O NASF contribui com a integralidade do cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios. Passos dispõe hoje de duas equipes de profissionais, que oferecem apoio a 20 unidades de ESF – Estratégia de Saúde da Família e sete ambulatórios, com profissionais de Assistência Social, Psicologia, Farmacêutica, Fonoaudióloga, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Educação Física, para atendimento especializado à população.

                O NASF desenvolve atividades como visita domiciliar ao paciente acamado, atendimento na unidade de ESF com demanda agendada e espontânea, tanto individualizada quanto compartilhada com medico e enfermeiro, palestras informativas em sala de espera, Grupo de Diabetes, Grupo de Tabagismo, Grupo de Gestante e Planejamento Familiar, práticas corporais desempenhadas pelos Educadores Físicos, Atendimento Domiciliar de Fisioterapia (em casos específicos), Grupo de Interação promovido pelas fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, Grupo de Convivência, sessões de Auriculoterapia, Ações de Educação de Saúde na Escola, educação permanente com as equipes de saúde da ESF e parcerias com outros setores como Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer.

Praça Geraldo da Silva Maia, 175 - Centro CEP - 37900-900