Image
 
powered_by.png, 1 kB
Entrada seta Noticias seta Apreensão de animais soltos nas ruas do município
Apreensão de animais soltos nas ruas do município versão para impressão
ImageConvênio entre Prefeitura e Polícia Militar na apreensão de animais soltos nas vias públicas já mostra resultados

Passos, 15 de Agosto de 2007 
    Prefeitura de Passos e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) firmaram convênio para a apreensão de animais soltos nas ruas do município. Denúncias serão enviadas ao Promotor pela PMMG, antes de serem enviadas ao delegado regional, como forma de inibir os proprietários dos animais a não deixarem os bichos soltos. As autoridades policiais de Passos afirmam que diversos acidentes, inclusive fatais, são provocados por animais que margeiam as pistas, em diversos pontos da cidade, na maioria dos casos por irresponsabilidade ou negligência dos seus donos.

    Pelo convênio, a Administração Municipal fica responsável em apoiar a PMMG, por meio de repasse de material. Tanto é que foi providenciado um caminhão adaptado (boiadeiro) para recolher os animais. A Prefeitura também fica por conta de fornecer e manter o local para o depósito de animais apreendidos, bem como a manutenção, a alimentação e os cuidados veterinários com os respectivos bichos.
    Já a PMMG planeja, supervisiona, coordena e fiscaliza o policiamento de trânsito rodoviário na apreensão de animais soltos em vias públicas. A PMMG também se responsabiliza,com dotações orçamentárias próprias, pelos recursos humanos, operacionais e outras atividades, como palestras na área do trânsito e campanhas educativas junto à comunidade local e nas escolas.
    De acordo com o comandante Cláudio Tadeu Vaz Martins, um caminhão doado pela Prefeitura está de prontidão diariamente, para atender toda a cidade. “Após a apreensão, os animais ficam sob nossa guarda até serem procurados por seus proprietários, que são autuados ou justificam a infração cometida. A medida tem dado tão certo, que na semana passada foram apreendidos cinco animais (três bovinos e dois eqüinos)”, revelou o comandante, acrescentando que “o ideal é o dono cuidar do seu animal, pois, muitos acidentes desta natureza têm acontecido no município”.
    O prefeito Ataíde Vilela, observa que animais circulando nas vias públicas provocam grandes transtornos no trânsito, podendo causar acidentes e doenças, além de sujar os locais  por onde passam. “Os proprietários dos animais devem cuidar para que eles tenham uma boa qualidade de vida, espaço adequado e vacinação necessária. Se esses fatores não forem respeitados, o animal passa a ser uma ameaça para a segurança pública”, assinala o prefeito.

 
© 2014 Prefeitura Municipal de Passos
DPD - Divisão de Processamento de Dados